Receita de Fermento de Pão de Cristo Receita de Fermento de Pão de Cristo - Receitas do Vale

Receita de Fermento de Pão de Cristo

Essa receita é pra você aprender a fazer o fermento do pão de cristo, um fermento que cresce muito e com ele dá pra fazer um pão delicioso.

Receita de Fermento de Pão de Cristo


FERMENTO DE CRISTO


2 recipientes de vidro ou plástico com tampa de plástico de capacidade de cerca de 1 litro. Utensílios de vidro, plástico e colher de pau, necessariamente.


Ingredientes:


100g de Farinha de Trigo


50g de açúcar


1 colher de chá de sal


600ml de água filtrada ou mineral


Modo de Fazer:


Em um recipiente misture completamente todos os ingredientes, na ordem em que aparecem na receita, mexa até dissolver tudo por completo, coloque esta mistura em um frasco de vidro ou plástico transparente e com tampa, deixe descansar por cerca de 7 dias em local escuro, dentro de um armário sem mexer, até que toda a farinha fique fermentada, submersa, flutuando na água. Essa é a hora de mexer, se não for mexida agora corre o risco de o recipiente de plástico estourar pela pressão, note que o recipiente de plástico estará bem rígido por causa da pressão de ar no interior. 

Abra o recipiente com cuidado em um recipiente maior, a pressão formará uma camada de espuma, misture tudo isso muito bem. Acrescente na ordem em que aprecem na receita a mesma quantidade dos ingredientes descritos, misture até dissolver tudo por completo, deixe descansar em local seco e arejado por cerca de 24 horas de um dia para o outro para fortalecer o fermento, onde estará pronto para ser usado. 

Depois deste tempo faça a divisão do fermento em três partes iguais de cerca de 400ml cada, dois destes potes você vai distribuir para os vizinhos ou amigos, ou descartar, e um fica para você fazer os pães. Feito isso coloque a parte que ficou com você em um recipiente grande, misture novamente os ingredientes na ordem em que aparecem na receita, misture até dissolver tudo por completo, cubra com um pano de prato branco e limpo, deixe descansar por cerca de 4 horas ou até que a farinha esteja flutuando com bolhas e bem fermentada, faça a divisão deste líquido em duas partes iguais, uma parte será a isca e vai ser mantida na geladeira até o dia de fazer outro pão, já a outra metade você irá fazer agora a receita de pão de sua preferência.







Postar um comentário

0 Comentários